Pronto Atendimento 24h

  • Publicado em: 10/03/2016 às 00:00   |   Imprimir

Pronto Atendimento 24h  

 

Saiba para que serve o Pronto Atendimento:

O Pronto Atendimento (PA) é a unidade de saúde destinada ao atendimento dos casos de urgência ( Paciente precisa ser atendido rapidamente, mas pode aguardar o atendimento dos casos mais graves) e emergência( Paciente precisa de atendimento imediato, pois corre risco de morte).

Apesar de destinados a esses atendimentos, o que ocorre nos Pronto Atendimentos é o contrário. Apenas 20% dos casos atendidos podem ser incluídos na definição de urgência e emergência.

No PA, os pacientes são atendidos conforme o grau de gravidade de sua doença. Essa categorização e necessária para que apenas pessoas com doenças graves não tenham que ficar esperando por terem chegado minutos depois de alguém com problemas menos sérios.

O PA deve ser usado apenas nos casos de urgência. O uso adequado desse serviço permite que todos possam isufruir melhor do serviço de atendimento emergencial. Vale ressaltar que o atendimento de urgência combate somente os sintomas, não investiga a causa da doença. Além disso, não lhe dá o direito ao retorno e acompanhamento do mesmo médico. A atenção ambulatorial, fora das rotinas de urgência e emergência, permite ao médico consultar e estudar o paciente como um todo, em uma abordagem geral e completa, além de avaliar na consulta de retorno se o diagnostico e o tratamento estão corretos.

Uma dica:

Para evitar a demora no atendimento procure as unidades de saúde quando as queixas não forem de maior gravidade ou possam agravar. Para fazer o acompanhamento periódico e rotineiro da saúde (saúde preventiva), vale a pena se dirigir a um ESF ou Posto de Saúde, pois nesses locais você terá retorno garantido e acompanhamento do caso.

Quando o cidadão pode procurar pelo serviço?
 
Infarto; Parada Cardiorrespiratória;
Derrame; Queda violenta na pressão arterial;
Fraturas; Insuficiência respiratória;
Cortes; Trauma craniano;
Acidentes; Dor torácica moderada;
Choques; Vômitos e diarreias;
Ferimentos com febre; Infecções graves;
Dificuldade moderada de respirar;
Demais casos de Urgência e Emergência.
 
Endereço: 
 
Rua Eraclides Coimbra Caldas, 1274 - Centro
São Nicolau, RS
 
Telefones:
 
(55) 3363-2125 - Fixo
 
(55) 9 8415-0944 - Whatsapp
 
Enfermeira responsável:
 
Cheila Bronstrup
 

LINKS ÚTEIS: