SAMU SALVAR

  • Publicado em: 18/05/2023 às 00:00   |   Imprimir

SAMU SALVAR - Serviço de Urgência e Emergência 24h

O atendimento é realizado em qualquer local, seja residência, via pública ou de trabalho. A cidade hoje conta com uma ambulância de suporte básico de vida, equipada com aparelhos, medicamentos, e profissionais especializados para prestar os primeiros socorros à vítima.

O serviço deve ser acionado através de ligação gratuita para o número 192. A ligação será atendida pela Central de Regulação Médica de Urgência. Em um primeiro momento, a telefonista vai fazer pelo menos quatro perguntas: motivo da ligação, endereço, município e, em caso de acidentes, o número de vítimas. Depois, a ligação é transferida para um médico regulador, que faz o diagnóstico, orienta sobre as primeiras ações e avalia a necessidade de envio de uma ambulância.

Esta avaliação é feita a partir das informações que forem fornecidas por telefone, por isso é necessário estar junto ao local em que se encontra o paciente. Esta norma, preconizada pelo Ministério da Saúde, tem o objetivo de garantir o encaminhamento mais adequado e permite que o médico regulador vá prestando as primeiras recomendações sobre o socorro, ainda pelo telefone, enquanto a pessoa aguarda a chegada da ambulância.

O SAMU atende todas as ocorrências como acidentes de trânsito (colisões, atropelamentos, capotamentos), agressões, queimaduras graves, ferimentos por arma de fogo, ferimentos por arma branca, desmaios, convulsões, perda de movimentos, AVC, intoxicações exógenas, tentativa de suicídio,problemas respiratórios (crises de asma, falta de ar severa), suspeita de infarto e infarto, distúrbios metabólicos (hipoglicemia/ hiperglicemia), sangramentos, fraturas, quedas, vítimas com objetos encravados no corpo, cortes graves, choque elétrico, gestantes em trabalho de parto, parada cardiorrespiratória, afogamento e vítimas com problemas psiquiátricos (surto).

Responsável Técnica: Magali Maciel

Telefone: 192

LINKS ÚTEIS:

Pronto atendimento 24h

Vacinação Covid-19

Secretaria de Saúde

Sala de Vacinas

Samu salvar

UBS do Centro

Facebook

Notícias

Saúde

ESF 01

ESF 02