Capital Gaúcha do Café de Cambona

  • Publicado em: 25/02/2025 às 00:00   |   Imprimir

XV EDIÇÃO DO CAFÉ DE CAMBONA 2026 
400 ANOS DE SÃO NICOLAU 2026
A DEFINIR 

XIV EDIÇÃO VÍDEOS INSTAGRAM: PREMIAÇÕES | EDIÇÃO 2024 | APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS | SHOWS | CORTE 2024

CAFÉ DE CAMBONA NA PRAÇA 2023 VÍDEO FACEBOOK

LIVE CAFÉ DE CAMBONA NA PRAÇA

VÍDEO XIV CAFÉ DE CAMBONA AGRADECIMENTOS

VÍDEO PREMIAÇÃO XIV CAFÉ DE CAMBONA

O evento possui um caráter de integração e confraternização, tradicional da cultura gaúcha que ocorre na Priimeira Querência do Rio Grande, São Nicolau.

LEI Nº 15.862, DE 21 DE JUNHO DE 2022. Declara o Município de São Nicolau Capital Gaúcha do Café de Cambona e inclui a Edição do Café de Cambona no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul.

Os expositores oferecem o café de cambona com acompanhamentos tradicionais da culinária campeira: bolos frito. Os estandes são avaliadas por pontos de votação distribuídos no Parque, com categorias de: originalidade, hospitalidade, decoração, entre outros fatores. A comunidade de São Nicolau se envolve e transforma o evento em uma grande festa com forte características missioneiras, o Café de Cambona é um evento imperdível para os que amam e vivenciam a Cultura Gaúcha. O evento ocorre cada dois anos, com inovações na programação e nas atrações. O Café de Cambona é a maior atração do município e eleva o nome de São Nicolau em todo o Rio Grande do Sul, considerada por lei a Capital Gaúcha do Café de Cambona.

 A XIV edição do evento ocorreu no Parque de Exposições Delci Sommer da Trindade nos dias 28, 29 e 30 de junho. As empresas, entidades, associações, piquetes e Clubes de Mães, realizaram a recepção dos visitantes, que ultrapassou 30 mil pessoas.   APRESENTAÇÕES: XIII CAFÉ DE CAMBONA

Sobre o evento: 

Resgata a cultura dos Tropeiros e ocorre em São Nicolau, a Primeira Querência do Rio Grande.
Os tradicionais bolos de “chuva” ou bolos “chinelo”, são os principais acompanhamentos do café, com mais de 50 sabores como maracujá, mandioca, peixe, salame, entre outros... Já o café, é feito na cambona (espécie de bule, conhecida como chiculeteira, reta de um lado para ser carregada facilmente nos arreios do cavalo), para filtrar o café é utilizado um tição em brasa dentro do café e geralmente são mudas frutíferas ou de canela, acrescentando assim um aroma especial a bebida. 
 
O evento é totalmente gratuito com diversos shows durante o dia, além da degustação do café e bolo disponível durante o dia.