HISTÓRIA SÃO NICOLAU

  • Publicado em: 14/07/2023 às 00:00   |   Imprimir

SÃO NICOLAU - TERRA DO CAFÉ DE CAMBONA - TERRA DA PRIMEIRA QUERÊNCIA DO RIO GRANDE DO SILVA


“ Pedaço eterno da história
Desarvorado ao relento
Que à sombra do esquecimento
Solitário se enfumaça
Daí saiu a argamassa
Que de tijolo em tijolo
Uniu com barro crioulo
Os alicerces da raça. ”

 

“ Nem se fundara o Rio Grande,
Nem o lendário Viamão.
O pago era céu e chão
Coxilha, várzea e perau.
Já o Uruguai dera vau
Numa apoteose bravia,
E o gaúcho antenascia
No velho São Nicolau. (...) “
Ode às Missões e ao Índio Missioneiro
— Jaime Caetano Braun

RESUMO HISTÓRICO

  • No dia 3 de maio de 1626, o Padre Roque Gonzales de Santa Cruz varou o Rio Uruguai através do Passo de Santo Izidro e rezou a primeira missa em solo missioneiro, à margem esquerda do Rio Uruguai, dirigindo-se posteriormente através do rio Piratini até a localidade do Gerê, onde desembarcou juntamente com alguns índios guarani e, dirigindo-se a um local mais elevado distante uns 3 km do rio Piratini, fundou a redução com 280 famílias. O desenvolvimento foi tanto que em pouco tempo já contava com mais de 2.500 almas. 
  • Como o Padre Roque Gonzales era o superior das reduções do Uruguai, o que lhe ocupava muito tempo, foi lhe dado como companheiro o Padre Miguel de Ampuero, a quem ficou entregue a redução.
    Em 1634 quando o Padre Cristóvão de Mendonça cruzou a 1ª tropa de gado que entrou em solo do atual estado do Rio Grande do Sul, foi pelo do Passo de Santo Izidro, através de São Nicolau. Com a retirada da população missioneira para o outro lado do rio Uruguai em 1637, os índios da redução foram para Apóstoles, retornando em 1687 (aproximadamente 3000 índios) para ocupar as antigas taperas.
    Desenvolve-se rapidamente a redução contando em 1707, 20 anos depois, com 5396 habitantes. Os índios de São Nicolau destacavam-se por serem excelentes artesãos, estando entre os melhores dos 30 povos e, tiveram participação ativa em todas as atividades em que se envolveram os povos missioneiros, inclusive na Guerra Guaranítica, quando discordaram da decisão de entregar suas terras aos portugueses, conforme determinava o Tratado de Madri.
    Em 1819 São Nicolau foi ocupada pelas forças do cacique guarani André Guacurari (Andrésito Artigas), que após alguns combates foge, tendo suas tropas de retaguarda atacadas quando atravessavam o Passo de Santo Izidro para retornar à Argentina. Em seu retorno para juntar-se a suas forças o cacique é preso no Passo de São Lucas, alguns km abaixo de Santo Izidro, provavelmente um passo antigo existente quase na foz do rio Piratini atualmente conhecido como Passo dos Padilhas.
    Com a derrocada total das Missões em 1828, quando o caudilho Frutuoso Rivera devastou o território, levando além dos tesouros existentes nas igrejas e o gado missioneiro, os índios existentes nos povos, fundando o povoado de Bela União à margem esquerda do rio Quarai, no Uruguai, o povo ficou praticamente desabitado por algumas décadas. Em 1856, conforme escreveu o historiador Robert Avé Lallemant, que visitou o local, poucas pessoas habitavam a redução. Quando lá por 1885 o historiador Hemetério José Veloso da Silveira visitou São Nicolau, já a vida transcorria normal, o que leva a crer que após a Guerra do Paraguai o local voltou a ser ocupado.
  • Atualmente, São Nicolau busca seu espaço no contexto missioneiro e estadual, com uma economia pujante baseada na agricultura, pequeno comércio e poucas indústrias, engatinhando no turismo, onde conta com remanescentes importantes do período missioneiro, além de ser o povo com mais importância histórica por ter sido o único em território gaúcho que fez parte dos dois ciclos missioneiros.

 

ATRATIVOS TURÍSTICOS


Remanescentes da igreja da redução (piso e parte da parede lateral - FOTO ANEXO) - NÃO HÁ COBRANÇA
Praça Roque Gonzales - em anexo junto aos remanescentes históricos ( FOTO ANEXO) - NÃO HÁ COBRANÇA
Remanescentes do Cabildo, local onde eram tomadas as decisões administrativas da redução - junto a Praça Roque Gonzales, o cabildo fica na parte de baixo da praça, qual seria a entrada do sítio ( FOTO ANEXO) - NÃO HÁ COBRANÇA
Figueira centenária - localizada no antigo altar da igreja da redução, qual se enraizou exatamante encima do altar da antiga igreja - ( FOTO ANEXO) - NÃO HÁ COBRANÇA
Remanescentes da Adega Jesuítica (único à margem oriental do Rio Uruguai) ao descer pelas escadas originais, é possível sentir a mudança de temperatura de  quase 08 metros de profundidade. - NÃO HÁ COBRANÇA 
Casa de Pedra - reconstruída sobre a antiga habitação indígena com pedras originais da época - NÃO HÁ COBRANÇA
Sobrado da Família Silva, construído com pedras da antiga redução por arquitetos Poloneses, local histórico para as Missões, bem como, sede de reuniões que culminaram na Coluna Prestes, com uma arquitetura singular no início do século XX (1902), está sendo realizado um restauro arqueológico previsto para ficar pronto no início do ano de 2024. - NÃO HÁ COBRANÇA
Porto de Santo Isidro - Local em que Padre Roque Gonzales, varou o Rio Uruguai, para a catequisação do atual estado do Rio Grande do Sul, no dia 03 de maio de 1626, também, introduzida a Primeira Tropa de Gado em 1634. (Fica acerca de 20 km da cidade, interior com estrada de chão). - NÃO HÁ COBRANÇA
Igreja Matriz de São Nicolau -  localizada próxima a Praça Roque Gonzales, é possível visualizar as imagens sacras da Estatuária Jesuítica, disponíveis no interior da igreja, como os santos: Santo Antônio, Santo Isidro, Senhor dos Passos e o Santo São Nicolau  (recuperado depois de 40 anos desaparecido), todos em madeira de obra guarani. - NÃO HÁ COBRANÇA, DEVE-SE SOLICITAR A PARÓQUIA AO LADO, PARA QUE O RESPONSÁVEL ABRA A IGREJA.
Sala de Exposições "Fragmentos de uma Civilização" - A exposição foi organizada no ano de 1988, totalmente voltada para a Arte Guaranítica. A Exposição está composta por peças encontradas durante as escavações do iphan no ano de 1979, identificadas e tombadas pelo Instituto e posteriormente colocadas em exposição, pode-se apreciar na mostra, três vitrines compostas de cerâmica Guaranítica, uma vitrina de materiais de ferro originadas da fundição de ferro jesuítica, uma vitrina com amostras de piso, lápides de túmulos com inscrições em tupi-guarani. Em pedra de arenito, há duas pias batismais, esculpidas por indígenas, uma totalmente intacta possível de analisar cada detalhe ao seu redor.  Para visitação, está aberto de segunda-feira a sexta-feira, há o telefone do setor: 3363-2132, ou, nas redes sociais como INSTAGRAM do turismo ou email: turismo@saonicolau.rs.gov.br. 

Redes Sociais: YOUTUBE OFICIAL   PREFEITURA INSTAGRAM | FACEBOOK PREFEITURA | GUIA TURISTICO | SECRETARIA DE TURISMO INSTAGRAM |

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL INSTAGRAM SECRETARIA DE EDUCAÇÃO INSTAGRAM|

RESUMO DO QUE FAZER NA CIDADE?
Praticamente todas as atrações da cidade estão ou na praça Padre Roque Gonzáles de Santa Cruz, ou ao redor dela. As ruínas da Redução de São Nicolau, principal atrativo da cidade, estão na praça, ou seja, ao visitar o lugar, não deixe de conhecer a praça central. Além disso, na volta da praça estão: a Adega Jesuítica; a Casa de Pedra; bem como Igreja Matriz, onde estão as Imagens Sacras. Não há cobrança de ingresso nos pontos turísticos da cidade.

TURISMO RURAL?
Em um dos interiores do município, é possível chegar até o Passo do Padre, local em que o município foi fundado há quase 400 anos atrás, bem como, foi introduzida a primeira tropa de gado pelo mesmo local, em 1634. O local fica aproximadamente 24 km da cidade, com estrada de chão, ao chegar ao local, é possível visualizar a linda paisagem do Rio Uruguai e desfrutar da energia do local em que o Rio Grande do Sul nasceu, para informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

CAFÉ DE CAMBONA

O evento possui um caráter de integração e confraternização, tradicional da cultura gaúcha que ocorre na Priimeira Querência do Rio Grande do Sul, São Nicolau. Os expositores oferecem o café de cambona com acompanhamentos tradicionais da culinária campeira: bolos frito. Os estandes são avaliadas por uma comissão julgadora composta por membros da comunidade e autoridades envolvidas no turismo que avaliam a qualidade, originalidade, hospitalidade, decoração, entre outros fatores. A comunidade de São Nicolau se envolve e transforma o evento em uma grande festa com forte características missioneiras, o Café de Cambona é um evento imperdível para os que amam e vivenciam a Cultura Gaúcha. O evento ocorre cada dois anos, com inovações na programação e nas atrações. O Café de Cambona é a maior atração do município e eleva o nome de São Nicolau em todo o Rio Grande do Sul, considerada por lei a Capital Gaúcha do Café de Cambona. Evento ocorre no Parque de Exposições Delci Sommer da Trindade. As empresas, entidades, associações, piquetes e Clubes de Mães, farão a recepção dos visitantes, que de acordo com as expectativas, superar 25 mil pessoas. A XIV EDIÇÃO será no dia 05 de maio de 2024, junto com a V Expo São Nicolau nos dias 03 e 04 de maio de 2024. Gratuíto. APRESENTAÇÕES: XIII CAFÉ DE CAMBONA

HOTELARIA:
HOTEL DA JURA: (54) 9 9714-6336 INSTAGRAM HOTEL
CENTRO - PERNOITE - CAFÉ DA MANHÃ - PRÓXIMO AOS PONTOS TURÍSTICOS
POUSADA DOS JESUÍTAS: (55) 9 9958-1951 INSTAGRAM POUSADA
CENTRO - PERNOITE - CAFÉ DA MANHÃ - PRÓXIMO AOS PONTOS TURÍSTICOS - R$ 90,00 DIÁRIA

RESTAURANTES:
RESTAURANTE TROPICAL:
(55) 99912-8110 
ALAMINUTA - À LA CARTE - CENTRO EM FRENTE AO HOTEL DA JURA