Secretaria de Saúde

  • Publicado em: 26/05/2023 às 00:00   |   Imprimir

 

Secretaria Municipal de Saúde  

 

Secretaria de Saúde

 

Secretário: Vilson Antônio Saturno de Oliveira.

E-mail: saude@saonicolau.rs.gov.br

Telefone para contato: (55) 3363-2100 ramal 3363-2122

Rua Heráclides Coimbra Caldas, 1274, esquina com a rua Salvador Pinheiro Machado, 

São Nicolau, RS

Atendimento:

Turno único, setor administrativo: das 7h às 13h

 

Links importantes:

Secretaria de Saúde  Pronto Atendimento 24h  Vacinação Covid-19  Farmácia Básica  Samu Salvar  UBS do Centro  Facebook  Saúde  ESF 01  ESF 02 Sala de Vacinas

 

Procure por Recursos de Saúde

Relação de medicamentos

Aprenda como UTILIZAR O SUS

O QUE É SUS

O sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele abrange desde o simples atendimento ambutorial até transplatens de orgãos, garantindo acesso acesso integral, universal e gratuito para toda população do país.

CARTÃO DO SUS

 

 

O cartão SUS deve ser solicitado na Secretaria Municipal de Saúde (55) 3363-2114, basta levar o comprovante de residência e sua identificação pessoal com foto. O cartão ajuda a agilizar as suas marcações de consulta e exames, facilita o acesso a medicamentos e o acompanhamento dos pacientes pelos profissionais de saúde.

REDE DE ATENDIMENTO

O primeiro atendimento no SUS deve ser em um dos serviços da Atenção Básica, como Postos de Saúde, Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Estratégica de Saúde da Família (ESF), exceto em casos de urgência e emergência que devem ser feitos através do Pronto Atendimento 24h e o SAMU.

 

Tuberculose

 

 

A Tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de KochA doença afeta prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A forma extrapulmonar, que afeta outros órgãos que não o pulmão, ocorre mais frequentemente em pessoas vivendo com HIV, especialmente aquelas com comprometimento imunológico. 

Importante: A forma pulmonar, além de ser mais frequente, é a principal responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença. 

Apesar de ser uma enfermidade antiga, a tuberculose continua sendo um importante problema de saúde pública. No mundo, a cada ano, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose. A doença é responsável por mais de um milhão de óbitos anuais. No Brasil são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.

Sintomas

Tosse por 3 semanas ou mais;

Febre vespertina;

Sudorese noturna;

Emagrecimento.

O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse. Essa tosse pode ser seca ou produtiva (com catarro).

Importante: Recomenda-se que toda pessoa com sintomas respiratórios, ou seja, que apresente tosse por três semanas ou mais, seja investigada para tuberculose.

Caso a pessoa apresente sintomas de tuberculose, é fundamental procurar a unidade de saúde mais próxima da residência para avaliação e realização de exames. Se o resultado for positivo para tuberculose, deve-se iniciar o tratamento o mais rápido possível e segui-lo até o final.

Ler mais...

 

Ministério da Saúde recomenda colocação do DIU por enfermeiros no SUS

 

 

Em São Nicolau A EQUIPE DE ESF já está fornecendo esse serviço de colocação de DIU, para quem escolher utilizar esse método contraceptivo.

Saúde reprodutiva das pessoas com útero é uma pauta prioritária do governo federal
 
O Ministério da Saúde divulgou nota técnica com informações sobre a ampliação da disponibilidade de dispositivo intrauterino (DIU) no Sistema Único de Saúde (SUS). O documento orienta a colocação e retirada desse método contraceptivo por enfermeiras e enfermeiros, além dos médicos, que já realizam o procedimento.
 
O documento enfatiza a importância desses profissionais na estratégia de ampliação do acesso ao DIU. A saúde reprodutiva das pessoas com útero é uma pauta prioritária do governo federal.
 
 
 

Ministério da Saúde lança campanha no Dia Mundial sem Tabaco

 

 
Ação liderada pelo Inca alerta sobre riscos à saúde e prejuízos à renda familiar pelo alto consumo do produto.
 
Com o tema ‘Precisamos de comida, não de tabaco’, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (Inca) lançam campanha, nesta quarta-feira (31), Dia Mundial sem Tabaco.
 
"Celebrar essa data é uma oportunidade para conscientizar a sociedade sobre os danos causados pelo tabagismo e promover ações que levem à redução do consumo. É fundamental unir esforços para alcançar uma sociedade livre do tabaco e seus malefícios”, destaca o diretor-geral do Inca, Roberto de Almeida Gil. 
 
 
 

INTERNAÇÕES POR INFARTO AUMENTAM MAIS DE 150% NO BRASIL

 

 
 
Envelhecimento e obesidade estão entre os fatores de risco
 
Um levantamento do Instituto Nacional de Cardiologia (INC) mostra que, entre 2008 e 2022, o número de internações por infarto aumentou no Brasil. Entre os homens, a média mensal passou de 5.282 para 13.645, alta de 158%. Entre as mulheres, a média foi de 1.930 para 4.973, aumento de 157%.
O estudo leva em consideração dados do Sistema de Internação Hospitalar do Datasus, do Ministério da Saúde. Por isso, cobre todos os pacientes brasileiros que usam os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), seja nos hospitais públicos ou nos privados que têm convênios. Isso representa de 70% a 75% de todos os pacientes do país.
Alguns fatores aumentam os riscos de infarto, informa o Instituto Nacional de Cardiologia. “O infarto do miocárdio acontece em populações mais idosas. E sabemos também do aumento da prevalência da obesidade na população brasileira”, explica a diretora-geral do INC, Aurora Issa.
 

Leia mais...

 

Telefones Úteis

Secretaria Municipal de Saúde - Rua Eraclides Coimbra Caldas, 1274
(55) 3363-2131

ESF 01 - Rua Salvador Pinheiro Machado, 1265
(55) 3363-2123

ESF 02 - Rua Eraclides Coimbra Caldas, 1274
(55) 3363-2127

Vigilância em Saúde - Rua Maria Seggiáro Hoffmann, 1035
(55) 3363-2146

Sala de Vacinas - Rua Salvador Pinheiro Machado,1265
(55) 3363-2130

Assistência Farmacêutica - Rua Salvador Pinheiro Machado,1265
(55) 3363-2126

Pronto Atendimento 24h - Rua Salvador Pinheiro Machado,1265
(55) 3363-2125  Whatsapp: 98415-0944

UBS do Centro Multiprofissional - Rua Esmelindro Batista da Silveira, 815
(55) 3363-2155 

SUS/Gercon C/ Fernanda - Rua Salvador Pinheiro Machado,1265
(55) 3363-2149

Marcação de exames/consultas/transporte - Rua Salvador Pinheiro Machado,1265
(55) 3363-2122

Posto Timbaúva/Centro Fisioterapia - Rua Esmelindro Batista da Silveira, 2209
(55) 3363-2129

Posto de Saúde de Santo Izidro - Atendimento médico e odontológico, as quartas-feiras pela parte da tarde.

 

Arquivos da Saúde para Download.